2016-02-03 09:27:36
A Resialentejo tem em curso a elaboração de 4 candidaturas tendo em vista o cumprimento das metas do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) 2020.
A Empresa Intermunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos, que beneficia os concelhos de Castro Verde, Serpa, Almodôvar, Beja, Ourique, Mértola, Moura e Barrancos, vai avançar com uma candidatura para a 3ª fase de “Optimização da Recolha Selectiva”. O investimento é superior a 1,4 milhões de euros.
A Resialentejo vai ainda candidatar um investimento de cerca de 31 mil euros para o projecto “Replanta”.
A empresa pretende, no quadro de uma parceria com entidades espanholas e portuguesas, candidatar o “ECO2CIR”. O investimento da Resialentejo é de cerca de 157 mil euros na formação de técnicos dos municípios e autarcas e na aquisição de um compactador solar.
A última candidatura destina-se à optimização das centrais de Tratamento Mecânico e Biológico de Beja e Évora e tem um valor de cerca de 253 mil euros.
As 4 candidaturas representam um investimento global na ordem dos 1,8 milhões de euros nos próximos 3 anos. A maior fatia será candidatada ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos 2014-2020.