2016-02-01 15:06:36
“A Boda na Aldeia” é uma exposição de 36 bonecos que saíram das mãos de um grupo de 12 senhoras, com idades entre os 55 e os 84 anos. Na Casa das Avós, antiga escola primária de Motrinos, concelho de Reguengos de Monsaraz, durante dois anos foram criados bonecos que retratam os vários momentos do casamento tradicional durante a primeira metade do século XX.
Envolvida no projecto, a Câmara de Reguengos de Monsaraz destaca o facto de esta exposição partilhar “com as gerações mais novas o património cultural local”.
Além disso, este é um projecto “que promove a ocupação de tempos livres das senhoras, que caso contrário estariam sozinhas em casa”, explica Joaquina Margalha, vereadora com o pelouro da Cultura. É uma forma de “dinamizar a vida social da aldeia que é uma aldeia pequena, com poucos habitantes, mas onde todos se envolvem, incluindo homens, crianças e jovens”, acrescenta.
O projecto Casa das Avós, que funciona na antiga escola primária de Motrinos, foi uma sugestão da comunidade local para combater o isolamento social e para que as pessoas idosas possam conviver e estar em actividade ao produzirem os artigos tradicionais que aprenderam na sua juventude.
Esta exposição permanente pode ser visitada às terças e quintas-feiras, das 10h00 às 17h30, e aos domingos, das 14h30 às 18h.
“A Boda na Aldeia” é a terceira mostra da Casa das Avós, depois das exposições “Arte Comunitária”, em 2012, que apresentou artigos de uso regional, como as rendas, os bordados, as taleigas e os alforges, e “O pão de cada dia”, em 2013, quando puderam ser apreciados mais de 300 sacos do pão feitos em pano.